sexta-feira, 11 de março de 2011

PJ diocesana - 5 anos de caminhada: um olhar retrospectivo



O que podemos destacar destes 5 anos de vida da PJ da Diocese de Serrinha? Foram tantos os pequenos passos quotidianos; tantas iniciativas; tantas reuniões entre a coordenação para pensar um caminho de formação e ação que representasse uma proposta válida para os jovens das nossas 21 paróquias e municípios; tantas visitas às paróquias; tantas celebrações... enfim, olhando este caminho o que se pode dizer é que: tem muita vida pulsando em nós! Esses 5 anos foram marcados por uma contínua peregrinação, uma romaria.

Caminhamos muito em busca dos nossos jovens e encontramos muita gente, essa linda juventude dessa Igreja de Serrinha. São eles, que merecem um destaque especial. Eles, que praticamente sozinhos tentam levar à frente os grupos de base nas comunidades, nas paróquias. Eles, que sem acompanhamento específico se organizam e fazem propostas de formação, de encontros, de festa, de missão para os jovens que não vêm às nossas Igrejas, eles que se vem nos procurar pedindo ajuda e conselho e material para continuar sendo uma opção atraente em meio a tantas que a sociedade oferece.


Quero destacar os jovens que fizeram a Escola da Juventude. Concluímos este mês a terceira turma. Eles passaram por dez etapas de formação, perseveraram, deram o melhor de si. Estão aptos para um serviço mais qualificado em suas paróquias e acredito que de um modo ou outro o farão.

Quero destacar a atual coordenação da PJ: Leidiane (coordenadora diocesana), Darlane (coordenadora da forania2), Edna (coordenadora da forania 3) e Noélia e Adelita (assessoras). Elas terminarão agora em dezembro o mandato, mas, nestes dois anos em que trabalhamos juntas, fiquei sempre marcada pelo amor que elas têm pela PJ e a capacidade de doar-se, de sacrificar-se pela causa da juventude. A elas, nosso muito obrigada em nome de toda a juventude desta Diocese.

Quero destacar a presença e a relação com o nosso bispo, dom Ottorino. Ao chegar na Diocese, em 2007, a única coisa que para mim ficou logo clara é que, sejamos nós, PJ, seja o bispo, desejávamos muitas e boas coisas para a juventude, mas não tínhamos certeza se poderíamos ser parceiros. O diálogo, a escuta, a transparência e o sentido de responsabilidade em tudo aquilo que se faz pelo Reino, foi sendo terreno fértil para fazer crescer a confiança, o respeito, o carinho recíproco. Dom Ottorino tem sido para nós da PJ um apoio seguro, um pastor solícito, um incentivo constante e nós agradecemos.


É preciso destacar também que muitos padres entenderam que não se pode pensar uma Igreja sem a juventude. Ela, a Igreja, seria desfigurada, como nos lembra vigorosamente Bento XVI. Entenderam que a PJ tem um projeto de formação-ação consistente, válido, que nasceu e cresceu no seio dessa mesma Igreja, bebendo da sua sabedoria e da sua experiência, e, por isso mesmo nos apoiaram, nos acolheram e antes de tudo são presença junto aos jovens em suas paróquias. Também a eles muito obrigada, a presença de vocês é fundamental.

Nesse tempo, o que tentamos foi caminhar juntos, e assim continuaremos, na certeza que juntos podemos e faremos e seremos muito mais.

Ir. Simone Xavier,isj

Nenhum comentário:

Postar um comentário